ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

4 tendências tecnológicas para a educação
Postado em 10 de dezembro de 2014, em Tecnologia na Educação



Diante da evolução das tecnologias digitais, as escolas estão proporcionando novas oportunidades e contextos para ensinar e aprender, possibilitando, assim, a extensão dos espaços de aprendizagem para muito além da sala de aula.

O fato é que os tempos mudaram e, em meio ao acesso fácil e rápido das informações, os educadores precisam encontrar maneiras inovadoras e atrativas para chamar a atenção dos alunos. Uma boa forma de fazer isso é incorporar ferramentas tecnológicas na prática pedagógica.

Fique por dentro desse assunto e confira a seguir a lista que preparamos com as principais tendências tecnológicas que estão revolucionando a educação!

4 tendências tecnológicas para a educação - Gestão Escolar Simplificada

1) Aplicativos móveis

Hoje em dia, a maioria das pessoas possui dispositivos móveis e, inclusive, as crianças e adolescentes possuem seus próprios tablets e smartphones. Boa parte das escolas também é equipada com esses aparelhos, então por que não transformá-los em verdadeiros aliados da educação através do Mobile Learning? Isso é plenamente possível, afinal, existem inúmeros apps móveis educativos capazes de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Recentemente o Google até lançou a Play Store for Education, uma loja especial de aplicativos que facilita a localização de apps, apresenta seção de conteúdos e vídeos educacionais, além de oferecer às escolas a oportunidade de comprar os aplicativos no atacado para distribuir via nuvem para os tablets e smartphones dos alunos.

2) Gamificação

A gamificação, também conhecida como gamification, é a educação por meio de games. Ela é também uma tendência educacional que está ganhando força nas escolas brasileiras. A educação gamificada tem se mostrado uma maneira eficiente de atrair a atenção e elevar o nível de aprendizado do educando. Através de desafios, rankings, pontuações e medalhas que as plataformas de jogos educativos propõem, o interesse dos alunos aumenta, a disciplina melhora e eles aprendem de maneira prazerosa e significativa.

3) Lousa digital interativa

Esqueça as mãos cheias de giz da era dos quadros-negros e deixe para trás a necessidade de abastecer o pincel para escrever nas lousas brancas. O presente e o futuro reservam para os professores a prática lousa digital. Essa ferramenta interativa é como uma grande tela de computador, só que é mais inteligente e sensível ao toque. Nela, os assuntos podem ser expostos e os alunos podem se concentrar na explicação, sem ter que copiar o que está na lousa.

Depois ele pode acessar o conteúdo para estudar e relembrar o que o professor disse, afinal, todo o material é digitalizado. A melhor parte da lousa digital é que se pode usá-la para expor desenhos, gráficos, vídeos, animações, atividades lúdicas, etc. Isso deixa o ensino-aprendizagem mais interessante.

4) Sistemas de gestão escolar

O processo de ensino-aprendizagem vai além das quatro paredes da sala de aula. Ele envolve um amplo processo de gestão. Por essas e outras, é importante investir em sistemas informatizados que permitam a produção de relatórios, gerenciamento de tarefas, organização documental, emissão de histórico, diplomas, certificados e boletins, dentre outros.


E então, você já conhecia essas tendências? Usa alguma delas na sua escola? O que acha da inserção de ferramentas inovadoras na educação?

Compartilhe sua opinião e experiências através dos comentários e continue de olho no nosso blog!








Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150