ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

5 segredos da gestão financeira escolar
Postado em 3 de fevereiro de 2015, em Secretaria escolar



As escolas são instituições voltadas para o aprendizado e desenvolvimento, mas não se pode esquecer que também são empresas de caráter público ou privado. Isso implica na entrada e saída de dinheiro, no investimento em recursos, nos gastos com equipamentos e manutenção, dentre outros aspectos que impactam as finanças da escola.

Em face disso, é importante fazer um bom gerenciamento dos recursos para garantir a saúde, sustentabilidade e longevidade da instituição.

Quer conhecer alguns segredos para manter as finanças da sua escola sempre em ordem? Então confira as nossas dicas de gestão!

5 segredos da gestão financeira escolar - Gestão Escolar Simplificada

1) Não abra mão do PPP

Você deve estar se perguntando o que o Projeto Político Pedagógico tem a ver com as finanças da escola, não é mesmo? A resposta é: tudo!

Esse projeto é o que define a identidade da instituição e indica os caminhos para promover um ensino-aprendizado de qualidade. O PPP reúne propostas de ação, atividades e projetos a serem executados. Com base nele, é possível prever os recursos e investimentos para o ano.

2) Faça a projeção de custos

Todo gestor escolar precisa fazer a projeção de custos fixos e variáveis. Só assim ele terá condições de realizar uma boa programação orçamentária e a correta destinação dos recursos da instituição, sejam eles advindos de fontes públicas ou do pagamento das mensalidades.

Nessa projeção, devem estar inclusas as despesas com salários, água, luz, reforma, materiais de secretaria, etc.

3) Use apps e softwares de gestão financeira

Uma boa forma de otimizar a gestão financeira da sua escola é usar aplicativos, plataformas e softwares de gestão financeira que viabilizem o controle de gastos, o registro de notas e as entradas e saídas de dinheiro.

Essas ferramentas tecnológicas aumentam a produtividade, facilitam as rotinas gerenciais e aumentam a eficiência na administração da escola.

4) Controle o fluxo de caixa

Se você já é adepto das novas tecnologias, mas em relação às finanças, prefere fazer o controle manual, tenha um livro de caixa para registrar as entradas e saídas financeiras. É importante ter disciplina para que o livro sempre fique atualizado e organizado. Além disso, guarde as notas fiscais e o próprio livro em locais seguros.

Pelo menos uma vez por mês, compare os gastos atuais com o do mês anterior. Desse modo você vai identificar se as despesas subiram e quais aspectos podem ser cortados.

5) Crie uma cultura de economia

Não basta fazer um bom gerenciamento financeiro. É preciso ir além e criar uma cultura de economia na escola.

Para fazer isso, conscientize os funcionários sobre o desperdício de água e energia, desligue os equipamentos eletrônicos quando eles não estiverem sendo usados, inclua o consumo consciente no programa de ensino, pesquise e compare preços antes de fazer manutenções e reformas, além de diminuir os gastos com impressões e papéis através de um bom arquivo digital. Vale ressaltar que a redução da papelada também facilita – e muito – no gerenciamento financeiro.

Conclusão

Agora que você conhece os segredos de gerenciamento financeiro nas escolas, não permita que as finanças da sua instituição desandem.

Adote essas medidas e garanta uma gestão mais organizada, equilibrada e eficiente. Você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva para nós através dos comentários!








Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150