Em meio às greves dos professores pelo Brasil, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou um projeto que levará mais professores as regiões mais carentes do país. Como o nome provisório, o Programa Nacional de Professores Visitantes na Educação Básica – Mais Professores, terá o modelo parecido com o programa do Ministério da Saúde, Mais Médicos.
O Ministério da Educação poderá convocar os professores aposentados que desejam voltar às salas de aula, a prioridade é atrair professores das matérias de matemática, física, química e inglês que sofrem pela falta de professores. Ainda entra em pauta na Câmera dos Deputados a reformulação do currículo de ensino médio, que prioriza a interdisciplinaridade e escolas em tempo integral.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o objetivo é levar os professores para os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano e também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. No caso, as regiões norte e nordeste do país.
O programa que poderá seguir o molde do Mais Médico abrirá vagas para selecionar profissionais, após uma pesquisa junto aos municípios brasileiros. Os professores serão contratados como bolsistas para lecionar nas cidades com maior necessidade de ensino.O projeto ainda está na fase de formulação.