Todo ano as escolas se deparam com uma questão fundamental para o planejamento de disciplinas (Português e Literatura, em especial, mas também outras disciplinas que exigem acompanhamento por meio de livros didáticos): como escolher os livros que as turmas da sua escola lerão ao longo do ano?
Essa não é uma tarefa fácil, pois envolve fatores como a complexidade das obras, frequência de atualização, o tempo disponível em cada disciplina, além de um conhecimento prévio que possibilite os alunos a apreciar os livros adequadamente. Para te ajudar nessa difícil empreitada, preparamos algumas dicas essenciais que os gestores de instituições de ensino devem ter em mente. Confira:
O fim do ano letivo está cada vez mais próximo e junto com essa proximidade, aumenta a expectativa em relação às férias, intensifica-se o preparo das avaliações finais, os secretários se apressam para colocar os documentos em dia, os professores começam a pensar na logística do fechamento de notas e os alunos que não foram tão bem nos trimestres anteriores, tentam correr atrás do prejuízo para não ficarem de recuperação.
Se você trabalha em uma escola, já deve ter percebido que o clima começa a mudar em novembro e o tempo parece curto para organizar todos os detalhes necessários para conduzir o final do ano letivo sem dor de cabeça e sem deixar pendências para trás. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas boas dicas para facilitar os últimos meses de aula. Confira!
Em toda e qualquer instituição educacional, os processos devem ser conduzidos com tranquilidade e naturalidade, minimizando ao máximo os conflitos. Nos relacionamentos interpessoais desenvolvidos em uma escola, sempre haverá problemas, divergência de ideias e dificuldades de convivência, mas quando o gestor escolar assume o papel de mediador e apaziguador, os conflitos podem ser solucionados sem grandes traumas e sem que isso impacte negativamente o processo de ensino-aprendizagem.
Gerenciar pessoas é realmente uma tarefa delicada, no entanto, é plenamente possível fazer isso com maestria, se o diretor souber lidar com a equipe, inclusive nos momentos de crise. Quer saber como gerir a sua equipe em situações conflituosas? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!
Você já imaginou o figurinista de uma grande produção cinematográfica que não conhece o roteiro e muito menos o elenco do filme em que trabalha? O assessor de uma empresa ou de uma figura pública que não sabe exatamente quem representa e como receberá a imprensa? Um arquivista que não consegue organizar documentos em uma grande repartição pública?
Pode não parecer, mas acredite: o trabalho no secretariado escolar pode ser (em muito) comparado aos exemplos acima. Bem como o figurinista, o secretário escolar tem papel primordial nos bastidores da instituição de ensino; e assim como o assessor, é responsável por estabelecer comunicação entre diferentes públicos. Da mesma forma: indexação e organização de arquivos também é imprescindível.
Ufa! Com tamanha responsabilidade e atuação muito mais ampla do que normalmente se imagina, secretários escolares são profissionais que, como todos os outros, devem buscar atualização e aprimoramento. Como? Através de cursos, iniciativas e mesmo leituras que, em muitos casos, são gratuitos. Neste post, vamos te apresentar algumas dicas essenciais.
Nem só de atividades convencionais sobrevive a educação! Isso mesmo: as escolas e os professores precisam investir em metodologias e ferramentas inovadoras para chamar a atenção dos alunos, aumentar a motivação, melhorar a disciplina e também o nível de retenção do conteúdo. Nesse sentido, os jogos podem se transformar em grandes aliados do ensino-aprendizagem, indo muito além de mera diversão.
Os jogos extrapolam a esfera do entretenimento e se constituem como ferramentas poderosas na educação, uma vez que através da ludicidade e diversão, eles potencializam o aprendizado, aumentam o engajamento de crianças e adolescentes na proposta pedagógica, melhoram a autoconfiança dos educandos e, para completar, contribuem efetivamente no desenvolvimento do raciocínio lógico. Dessa maneira esta alternativa contribui para que os alunos pensem de forma coerente e rápida para superar desafios e solucionar problemas.
Quando aliados a outras práticas, os jogos podem complementar a aprendizagem e ajudar diretamente no alcance de bons resultados. Quer conhecer alguns games que podem complementar o aprendizado dos alunos na sua escola?
A secretaria possui várias atribuições que são fundamentais para o funcionamento de uma escola. Juntamente à direção e à supervisão pedagógica, atua para fazer a instituição cumprir com a sua função educadora, prestando serviços que garantem apoio técnico e administrativo.
Você tem dúvidas quanto ao papel da secretaria na gestão escolar? Nós esclarecemos por meio das 5 contribuições a seguir!
Pensando em facilitar a busca por software para os funcionários de escolas, listamos a seguir alguns dos principais aplicativos utilizados por escolas em todo o Brasil, para gestão escolas, emissão de certificado e muito mais. (mais…)
Muitas escolas estaduais atualmente possuem centenas e até milhares de alunos com seus certificados de conclusão em atraso. Isso causa transtornos principalmente se os alunos desejam se matricular de universidades, que solicitam todos os documentos no ato da matrícula.
Desta forma, uma sugestão é conhecer a solução online para gerenciar certificados dos seus alunos, o DiploMaster.
Este software online funciona agilizando o preenchimentos dos certificados e reduz a possibilidade de erros, evitando que certificados originais sejam anulados e devolvidos à coordenadoria de educação.
Centenas de escolas do estado do Rio de Janeiro já estão utilizando este software e agilizando o trabalho em suas secretarias. Faça como estas escolas, e conheça melhor o software DiploMaster.