ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Transforme o ambiente escolar na segunda casa dos seus alunos
Postado em 23 de setembro de 2014, em Educação



Muitas escolas estão investindo em estratégias para transformar, cada vez mais, a unidade escolar em um espaço agradável de aprendizado e oportunidade para os alunos.

Esse investimento resulta em estudantes mais motivados, integrados e dispostos a fazer do tempo que passam na escola uma experiência única e enriquecedora.

Há alunos que se sentem tão felizes, à vontade e bem acolhidos no ambiente escolar, que encaram esse espaço como a sua segunda casa. Se você gostaria que os estudantes da sua escola tivessem essa relação positiva com a unidade escolar, confira nossas dicas para tornar isso uma realidade na instituição que você trabalha!

Transforme o ambiente escolar na segunda casa dos seus alunos

Humanize o ambiente escolar

O ponto de partida para fazer com que o aluno se sinta em casa no ambiente escolar, é humanizar a escola. Isso é fundamental para estreitar as relações entre os educadores e alunos, além de tornar o clima e a convivência mais agradáveis. Nesse sentido, é preciso que todos os profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem sejam sensíveis às necessidades dos alunos e estejam dispostos a fazer da afetividade uma grande aliada na humanização da unidade escolar.

Reinvente a escola

A escola não deve ser encarada como um espaço estático, frio e inamistoso. Ela deve ser reinventada a cada dia e ressignificada de acordo com as necessidades, limitações e potencialidades dos alunos. O ambiente escolar precisa ser dinâmico e constantemente atualizado, deixando para trás o tradicionalismo da “educação bancária”, onde os professores depositam os conhecimentos e os alunos apenas acumulam informações. Em outras palavras, a escola precisa ser um espaço de troca, interação e construção de conhecimento, de modo que os estudantes tenham prazer em estar nela.

Aposte em programas educacionais

Programas como o Dupla Escola e o Escola Aberta podem ajudar a transformar o ambiente escolar na segunda casa dos alunos! Isso porque eles trazem propostas diferenciadas para renovar, ampliar e intensificar a relação entre os alunos, a comunidade e a escola. No Dupla Escola, a tônica é a educação integral, na qual os alunos passam dois turnos (e não apenas um) no ambiente escolar. Já a Escola Aberta abre as portas da instituição aos finais de semana para o desenvolvimento de atividades artísticas, lúdicas, culturais e esportivas.

Fortaleça a relação entre pais, escola e alunos

Se estamos falando do aluno se sentir à vontade na escola e fazer dela o seu segundo lar, é fundamental que os responsáveis estejam inseridos nesse processo. Promova reuniões com os pais, ouça as opiniões e sugestões deles, convide-os para os eventos, compartilhe os trabalhos dos estudantes com suas respectivas famílias, apresente o projeto político pedagógico aos pais e procure conversar com eles, a fim de entender qual é a realidade dos alunos. Isso faz toda a diferença na qualidade da educação!

Reorganize a grade curricular e invista em novas metodologias

Para que os alunos gostem da escola tanto quanto gostam de suas casas, é indispensável que a proposta pedagógica seja interessante. Nesse sentido, a grade curricular precisa ser interessante, as atividades devem ser envolventes e diferenciadas e os educadores têm que inovar em suas metodologias, usando múltiplos recursos para atrair e cativar os alunos. Vale usar a leitura, pesquisa, música, teatro, artes, interdisciplinaridade, passeios, debates e muitas outras estratégias para que o aluno se sinta feliz e realizado na escola.

Se você quer aprender mais sobre como tornar a sua escola um ambiente mais agravável para os seus alunos, conheça 5 programas que podem melhorar sua escola hoje mesmo e coloque essas ideias em prática!

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!








Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150