ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Pais educam e professores ensinam. Será?
Postado em 24 de maio de 2013, em Educação



O papel do professor se multiplicou nas últimas décadas, além de ensinar o professor tem que educar. Muitas vezes interrompe o conteúdo programado perdendo o tempo de aula para fazer o papel dos pais. A sociedade de hoje passou para os professores o papel de EDUCAR. A transformação sócio-política e econômica do mundo desestruturou a base familiar, os pais já não acompanham com frequência o desempenho dos seus filhos na escola. OS PAIS EDUCAM E OS PROFESSORES ENSINAM este deveria ser o lema, mas a maioria dos pais não colabora.

Segundo relatos de uma professora do ensino fundamental os pais não andam juntos com a escola.

“A escola em que eu trabalho, os professores ensinam e educam. Mas ainda acredito que a educação vem de berço, hoje é muito difícil trabalhar com as crianças, porque os pais atribuem tudo na escola. Se a gente fizer uma reunião hoje no colégio, aqueles pais que precisam mais ouvir não aparecem. Mandam os filhos irem, pois depois de palestras e reuniões sempre há um lanche ou almoço, mas os pais não aparecem. Os pais sabem que a educação parte deles, mas eles não dão limite para seus filhos. E cabe a escola fazer o papel da mãe e o papel de educador”.

 É necessário que o professor, a escola e os pais trabalhem em conjunto para a educação dos alunos. Educar é o caminho para todas as conquistas e o ensinar é caminho para o sucesso. Cada parte deve fazer bem o seu papel para que uma nova geração de crianças e jovens seja formada.

Segundo Mírian Emiliano, pedagoga e professora, a estrutura familiar fez com que os professores tivessem a função de educar.

Mírian Emiliano

Professora e pedagoga Mírian Emiliano

– “A dificuldade é ainda maior para pais de hoje, a estrutura familiar está totalmente modificada. E muito raro, por exemplo, numa sala com 30 alunos ver uma família composta por pai, mãe e irmãos, ter uma família feita onde a mãe fica em casa que cozinha e cuida dos filhos e que também cuide da educação. Hoje as mães são pais como também temos pais que são mães. […] Muitos alunos chegam aos professores totalmente carentes, tanto que nos chamam de tia, eles querem ter este laço de aproximação e este pode ser o gancho que o professor pode está usando para acolher o aluno cada vez mais da escola para formar nele um caráter.”

Hoje, a responsabilidade da família pela criança é indiscutível, no entanto, a EDUCAÇÃO, no seu sentido mais amplo, mostra que todos são importantes e imprescindíveis no processo do desenvolvimento da criança, cognitivo, moral e sentimental.

 -“Às vezes o aluno pergunta coisas absurdas que cabe o pai e a mãe responderem, mas os alunos trazem para a sala de aula. Como você responde não sabendo exatamente a realidade daquele aluno? Como você se coloca? Que posição você assume?  PAPEL DE EDUCADOR, não tem jeito. Não pode deixar para outra pessoa responder, chegou à responsabilidade para você. E cabe também o professor aproximar a família, chamar a família e quando não comparece a escola fica muito complicado. A gente assume este papel de educar sem mesmo saber que está assumindo. Faz parte da conjuntura da educação”. Completou a pedagoga e professora Mírian Emiliano




Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150