A disciplina, Educação Física, nas escolas passou por diversas mudanças ao longo do tempo. Historicamente, a inclusão da ginástica nas escolas era o momento de movimentar o corpo. Aos poucos a Educação Física deixou de ser uma disciplina complementar e se tornou obrigatória na grade escolar, com isso, ela tem o objetivo de exercitar, treinar e ensinar.
Os professores desenvolvem aulas práticas e teóricas, optando também por aplicar provas aos alunos, não sendo menos importante que outras disciplinas com a matemática e a língua portuguesa. De acordo o documento oficial do Ministério da Educação, o PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) a Educação Física nas escolas compõem de três partes:
Essas partes permitem aos professores uma liberdade ao trabalhar com o conteúdo e avaliações, permite também trabalhar os alunos em grupos ou individualmente. Não é raro presenciarmos escolas que proporcionam campeonatos de xadrez ou até mesmo olimpíadas escolares, essas são formas de incentivar os alunos a praticarem mais esportes, a proposta é trabalhar com a cultura corporal de cada aluno.
O esporte é um meio de motivação e socialização, então cabe o profissional de Educação Física utilizar esta ferramenta para dar oportunidades a todos mostrando suas habilidades.