ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Entenda o papel do coordenador nas escolas
Postado em 15 de julho de 2014, em Educação



Cada caso é diferente, assim como cada escola tem suas características. Nenhuma instituição escolar é exatamente igual à outra, cada uma tem suas próprias demandas, práticas e problemas cotidianos. Por isso, é importante que sempre tenha alguém capaz de organizar e lidar com as diversas situações, além de contribuir para que haja uma unidade e um bom funcionamento da escola e no seu entorno, de acordo com a sua realidade.

Esse alguém é o coordenador pedagógico. Até hoje, em alguns lugares, seu papel se limita a fiscalizar a entrada e a saída de alunos, substituir professores ausentes ou checar se as salas de aula estão limpas. Contudo, sua real função é bem diferente – e vai muito além.

Quer saber mais um pouco sobre o papel desse profissional nas escolas?

Entenda o papel do Coordenador nas escolas - Gestão Escolar Simplificada

Trabalhar com os professores

Pode-se dizer que a principal função de um coordenador pedagógico é formar professores. Dessa forma, ele deve fornecer condições para que o professor se aprofunde em sua área de conhecimento e torne-se um profissional cada vez mais qualificado.

Cabe dizer que graduar-se em pedagogia não deve ser também o último passo, pois um bom professor continua se aprimorando sempre, realizando importantes cursos em sua carreira! Sendo assim, com seu conhecimento pedagógico, o coordenador pode auxiliar o professor a ser reflexivo no seu trabalho, transformando práticas cotidianas, melhorando a cada dia sua relação com os professores.

Intermediar as relações entre a escola, os alunos e as famílias

Essa formação passa também pelo auxílio nas relações que o professor estabelece com os outros públicos da escola, como os alunos e as famílias. E essa nem sempre é uma relação fácil, não é mesmo? Mediá-la faz parte do trabalho do coordenador, o que ajuda a resolver possíveis conflitos e também contribui para o processo formativo dos professores.

Conhecer sua escola e adaptar o planejamento a ela

O coordenador deve trabalhar de modo a oferecer condições para os professores trabalharem as propostas curriculares conforme a realidade da escola. As palavras contidas numa lei, assim como a resolução ou mesmo o plano de ensino podem ser difíceis de se aplicar num determinado contexto, e por isso pedem reflexões e adaptações.

Por isso, o coordenador precisa estar sempre por dentro dessas propostas, além de conhecer bastante a realidade de sua escola. Assim, ele pensa as rotinas pedagógicas para satisfazer as necessidades de todos na escola – o que inclui integrar todos os ambientes de aprendizagem.

Dessa forma, as ações que ele promove em conjunto com os educadores, objetivam definir objetivos comuns para toda a escola. Caso contrário, corre-se o risco de cada um atirar para um lado e, quem sai perdendo, são os alunos.

Organizar a agenda da instituição

Para que o trabalho com os professores e outros funcionários da escola ocorra de forma conjunta é importante que o coordenador esteja sempre em contato com todos. Para isso, reuniões semanais são altamente indicadas, pois elas são fundamentais para relatar problemas, discutir soluções e unificar o trabalho. O coordenador está aí para liderar isso também!

Além do mais, é comum que ele dê atendimentos individuais aos professores. Lembra-se de como falamos que o trabalho formativo com eles é importante? Pois esse é um momento para isso acontecer. É por isso que um coordenador está sempre de olho no calendário. Compromissos importantes podem estar marcados e ele precisa estar atento.

O coordenador também ajuda a construir a história da escola

Ao longo do tempo, uma escola constrói práticas pedagógicas. Com a aposentadoria de professores e mesmo a saída desses, muito disso pode se perder, o que é um retrocesso. Até mesmo a história e as memórias da escola podem ser esquecidas aí!

Um bom coordenador organiza todos os documentos, diplomas, certificados, currículos, planos de ensino já desenvolvidos e ideias surgidas da reflexão de professores. Dessa forma, ele preserva um histórico das conquistas e as boas ideias – mantendo a identidade daquela instituição de ensino. As próximas gerações agradecem.

O coordenador, como se pode ver, é um profissional que precisa estar sempre ligado no cotidiano escolar. Ele deve também ser capaz de resolver problemas imediatos, ao mesmo tempo em que desenvolve e organiza práticas educacionais a longo prazo. Para isso, é fundamental que ele mantenha-se sempre atualizado e que seja sensível e atento ao universo particular de sua escola.

Você, que é um coordenador, qual dessas atribuições você considera a mais importante para sua carreira e para a escola? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários.


DiploMaster - Emissão de certificados e históricos escolares da SEEDUC RJ






Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150