ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Como transformar seus alunos em empreendedores
Postado em 14 de julho de 2015, em Educação



O empreendedorismo não é apenas um termo que está na moda, pois vem despertando interesse de uma grande parcela da população (75% da população deseja ter o próprio negócio, segundo pesquisa da Endeavor). Ele é atualmente a realidade de milhares de brasileiros e entusiastas, que buscam uma nova maneira de trabalhar com o que gostam, e mesmo sendo empregados em outras empresas, podem utilizar muito bem o seu perfil de empreendedor.

Apostando nisto, algumas escolas investem desde cedo em preparar seus alunos para possuírem tal perfil, transformando-os em profissionais que se arriscam ao desenvolver novas atividades, sabem identificar boas oportunidades de negócios, são pró-ativos, constroem boas redes de relacionamentos e ainda inovam em todas as tarefas que fazem parte.

Como transformar seus alunos em empreendedores

CONHEÇA O PERFIL DE CADA ALUNO

Claro que cada aluno possui um perfil diferente, dos extrovertidos aos inibidos, da galera do bagunça aos CDF, entre outros. Como educador é importante saber identificar as melhores e piores características de cada aluno, podendo trabalhar para desenvolver algumas áreas ainda não desenvolvidas.

Geralmente o sucesso em sala de aula está ligado à capacidade do professor em conhecer bem seus alunos, conseguindo que todos sejam atingidos com seus conhecimentos. Até mesmo os lugares onde os alunos sentam na sala de aula ajudam os educadores a identificar cada perfil. Por exemplo os bagunceiros no fundo da sala, e os inibidos nas cadeiras da frente.


ENSINE IDENTIFICAR PROBLEMAS E PROPOR SOLUÇÕES

Um dos princípios de empreender é identificar algo que esteja escaço ou em falta em algum mercado, propondo um negócio que ajude a resolver esta situação. Desta forma, faça atividades com os alunos, onde eles tenham que identificar problemas em algumas situações definidas, despertando a habilidade questionadora neles.

Fazer seus alunos ficarem mais atentos com o ambiente que frequentam é um ótimo exercício para despertar interesse neles. Tente mudar algum detalhe em um ambiente que eles sempre frequentam, como as salas de aula, e desafiem a encontrar o que foi mudado.



FAÇA UMA FEIRA DE NEGÓCIOS NA ESCOLA

Brincar de ser adulto pode ser uma ótima tarefa para seus alunos. Faça uma feira de negócios entre eles com a presença dos pais e funcionários de sua escola. A intenção não é fazer com que seus alunos trabalhem e já façam lucros com seus negócios, e sim fazer com que suas habilidades sejam treinadas para quando chegar na idade de trabalhar.

Entre os negócios que podem ter em sua feira, estão venda de docinhos e salgadinhos, plantação de flores e verduras, construção de brinquedos simples entre outras. Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estarão contabilidade simples, marketing e propaganda, e ainda trabalho em equipe.


CONCLUSÃO

Claro que nem todo mundo possui perfil empreendedor, assim como nem sempre irá se dar melhor quem resolver empreender. A ideia do artigo é mostrar que cada vez mais temos novas opções para nossas vidas e depende de cada um saber o caminho a seguir.

Apresentamos apenas algumas pequenas sugestões para serem aplicadas em sua escola. Gostaríamos de saber sua opinião sobre nosso artigo, inclusive se já tem experiência em sua escola ou com conhecidos.

Até a próxima 🙂

Fonte da imagem: http://www.sbcoaching.com.br/blog/carreira/dicas-filho-tornar-empreendedor/








Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150