ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Como trabalhar a consciência verde na escola?
Postado em 30 de setembro de 2014, em Educação



Nunca se falou tanto em sustentabilidade quanto hoje e as escolas não podem ficar alheias a essa realidade. A preocupação com o meio ambiente deve se estender ao conteúdo programático, estar inserida no currículo moderno e fazer parte dos projetos educacionais.

Em outras palavras, as escolas devem ser amigas da natureza, possibilitando que os alunos desenvolvam uma consciência verde e aprendam a respeitar o meio ambiente.

Quer saber como incluir a sustentabilidade no seu plano pedagógico? Então continue lendo o nosso artigo!

Como trabalhar a consciência verde na escola?

Incentive a reciclagem

Que tal incentivar o uso de elementos recicláveis no desenvolvimento de trabalhos artísticos e feiras de ciências? Além de ser uma proposta divertida, os alunos vão adorar dar uma nova utilidade a itens que iriam parar na lata de lixo. Como se não bastasse, a reciclagem é uma prática muito positiva para desenvolver um consumo consciente.

Vale destacar que o trabalho com recicláveis não se encerra no aproveitamento dos materiais. Os professores devem também discutir sobre os danos que o descarte descontrolado pode causar. Quanto aos gestores escolares, uma ótima estratégia para incentivar e ensinar sobre reciclagem, é investir em lixeiras para a coleta seletiva.

Cultive uma horta na escola

A consciência verde deve ser trabalhada desde muito cedo, por isso, montar uma horta nas dependências da instituição escolar pode ser uma boa pedida. Atividades como semear e regar as plantas podem fazer parte da rotina dos estudantes pelo menos uma vez por semana e, ao entrar em contato direto com a horta, uma relação de respeito ao meio ambiente será desenvolvida. Aproveite também para falar sobre os benefícios da alimentação orgânica, além de promover a valorização dos produtos da terra.

Realize visitas a parques ecológicos

Outra estratégia que ajuda a promover o respeito à biodiversidade e contribui para que os alunos desenvolvam a consciência verde, é sair das quatro paredes da sala de aula e realizar passeios em parques ecológicos. A experiência pode ser muito enriquecedora, tanto para os estudantes, quanto para os professores. Depois da visita, os professores podem solicitar redações, relatórios, cartazes e ilustrações referentes ao passeio.

Implemente projetos sustentáveis

O Ministério da Educação tem apostado em sustentabilidade como um eixo importante, tanto que o MEC investiu R$ 100 milhões no Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, voltado para a criação de de ações sustentáveis em milhares de escolas do país. Não fique de fora dessa iniciativa, desenvolva e implemente projetos sustentáveis na sua instituição.

Dicas extras

  • Dê o exemplo! Implemente medidas sustentáveis na escola, como a economia de energia elétrica, o reuso de água e a redução dos copos descartáveis.

  • A limpeza e manutenção da escola também inspiram os alunos a preservarem o ambiente, a começar pelo próprio colégio.

  • A sustentabilidade deve ser trabalhada e incentivada o ano inteiro, mas em datas como o Dia da Árvore e o Dia do Meio Ambiente, desenvolva trabalhos especiais.

  • Promova discussões e incentive os alunos a darem ideias capazes de mudar o mundo.

  • Contextualize a sustentabilidade de maneira interdisciplinar no conteúdo programático da turma.

Depois de implementar estas dicas na sua escola, conte para a gente o resultado! Deixe seu comentário abaixo.


DiploMaster - Emissão de certificados e históricos escolares da SEEDUC RJ






Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150