ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Como lidar com os professores em minha escola?
Postado em 6 de agosto de 2014, em Educação



Lidar com pessoas é sempre um grande desafio e, no contexto educacional isso não poderia ser diferente.

Para o diretor escolar não é fácil gerenciar o corpo docente, até porque, trata-se de um conjunto heterogêneo, composto por profissionais com diferentes saberes, culturas, formações e valores.

Não é uma missão das mais simples, contudo, é plenamente possível administrar a escola e lidar com a equipe de professores da maneira correta. Confira as nossas dicas e descomplique essa tarefa hoje mesmo!

Como lidar com os professores em minha escola?

Procure criar um ambiente agradável

Criar um ambiente de trabalho agradável é crucial para os diretores conviverem e se relacionarem com os professores. Vale destacar que um clima organizacional amistoso e um ambiente prazeroso são fatores determinantes para os profissionais se sentirem integrados, valorizados e motivados. Pense nisso!

Comunique-se com clareza

Um requisito básico para os gestores escolares se darem bem no trato com os professores, é se comunicar com clareza, sempre utilizando uma linguagem acessível e evitando ambiguidades.

Outro ponto importante é sempre pensar antes de falar, além de apostar em uma comunicação equilibrada, que não peque nem pelo excesso e nem pela falta de formalidade. Isso é fundamental para que não haja mal-entendidos e nem distanciamentos entre a diretoria e o corpo docente.

Aposte na gestão democrática e humanizada

Procure humanizar os processos de gestão e torne-a democrática, de forma que o coletivo fale mais alto do que a individualidade. Promova reuniões, ouça as opiniões e, sempre que possível, acate as sugestões dos professores.

Além disso, o ideal é que o diretor compartilhe ideias e baseie suas ações na colaboração. O resultado dessas medidas é uma equipe consistente, integrada, com alta sinergia e engajamento nos projetos pedagógicos da escola.

Dê autonomia ao docente

Por mais que você seja a autoridade máxima na escola, dentro de sala de aula o professor precisa ter autonomia para escolher as práticas e metodologias adequadas para os seus alunos. Isso não quer dizer que você vai soltar as rédeas das escola! É óbvio que o processo de ensino-aprendizagem precisa ser acompanhado e respaldado pelo diretor, mas o professor deve ter liberdade para conduzir suas aulas.

Incentive-os a levar o dia-a-dia para dentro das salas de aula.

Seja ético e respeitoso

Eis um ponto muito importante no relacionamento entre gestores escolares e profissionais docentes! É fundamental que, antes de exigir respeito, o gestor ofereça respeito aos seus funcionários. Isso inclui ser ético, não se envolver em fofocas  e não falar mal do profissional para os colegas. Além disso, o diretor deve ser um líder exemplar, que sabe gerenciar conflitos e colocar a educação e o profissionalismo acima de tudo.

Trate os professores com igualdade

Por mais que você aprove o trabalho de um profissional, evite fazer comparações entre um professor e outro, pois cada professor tem seu perfil. É necessário tratar os profissionais com igualdade e não se esquecer que, mais grave do que comparar docentes, é privilegiar um profissional, enquanto desfavorece outros. Tome muito cuidado com esse tipo de atitude!

Vai colocar nossas dicas em prática no dia-a-dia da sua escola? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências através dos comentários. Continue de olho no nosso blog e até a próxima!

Aproveite para curtir nossa página no Facebook e continuar recebendo nossos artigos sobre gestão escolar!




Recomendados para você!







Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150