ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Como levar o dia a dia para dentro da sala de aula
Postado em 27 de janeiro de 2015, em Educação



É fácil perceber que, com os passar do tempo, os alunos começam a ficar cansados e dispersos nas aulas. Isso é até natural, principalmente quando está chegando o fim de ano, que traz provas finais e pressão para os estudantes.

Nesses momentos, é preciso achar meios de tornar o ensino mais agradável e interessante para os jovens e algumas atitudes podem te ajudar a tornar uma simples aula, um momento divertido e proveitoso.

No post de hoje, você vai ver algumas dicas de como levar o dia a dia para a sala de aula e torná-la mais interessante para os seus alunos. Continue acompanhando e confira!

Como levar o dia a dia para dentro da sala de aula - Gestão Escolar Simplificada

Inclua jornais e revistas nas aulas

Existe forma melhor de levar assuntos do dia a dia para a escola do que fazendo com que os alunos leiam as notícias diárias? Pois acredite, essa é uma maneira eficiente de fazer com que eles desenvolvam não só a habilidade de leitura, mas também o senso crítico, a curiosidade e a interpretação.

Para isso, uma boa alternativa é assinar jornais ou revistas para a escola e fazer com que os alunos tenham acesso a esse material. Incentive-os a ler as principais notícias sobre o país e o mundo diariamente e discuta com eles frequentemente o que eles pensam sobre esses acontecimentos.

Priorize notícias da sua cidade

Os alunos precisam estar antenados a tudo que acontece não só no mundo, mas também na cidade em que eles moram. Para isso, inclua as notícias da sua cidade ao planejamento das aulas e incentive outros professores e coordenadores a fazer o mesmo. Quando estiver dando um exemplo sobre como um empresário cresceu profissionalmente e construiu o seu próprio patrimônio, que tal citar algum morador da cidade com história parecida? Com exemplos práticos, de situações que estejam perto da realidade dos alunos, é muito mais fácil fazer com eles compreendam a lição que está sendo passada.

Oriente os professores a usarem a tecnologia

Use e oriente os professores e gestores da instituição escolar a usar as tecnologias do momento na educação. Os adolescentes são muito antenados e, quando a escola em que estudam se mostra engajada nesse sentido, as aulas, com certeza, serão mais interessantes para eles.

Por exemplo, na era mobile, em que praticamente todas as pessoas têm o aplicativo de comunicação Whatsapp instalado em seus celulares, que tal montar um grupo nessa rede social contendo os membros da turma e os professores? O canal pode ser usado como espaço para debate sobre diversos assuntos, compartilhamento de ideias e notícias e informações sobre as aulas.

Mas atenção: tome cuidado para não deixar o grupo fugir do seu objetivo e passar a, ser apenas, um canal de brincadeiras e piadas entre os alunos. Explique-os que a iniciativa faz parte do plano escolar e deve ser respeitada e levada a sério.

Concluindo

Essas são apenas algumas das ações que podem ser planejadas para levar o dia a dia para dentro da sala de aula. Você, como gestor escolar, secretário ou professor, deve estar sempre disposto a tentar novas iniciativas para tornar o ensino cada vez mais interativo, proveitoso e, ao mesmo tempo, divertido para os alunos. Atualize-se sempre!

Você já trabalha alguma dessas dicas na sua escola? Tem outras orientações para compartilhar com outros profissionais da educação? Escreva no espaço de comentários!




Recomendados para você!







Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150