ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Como identificar o bullying e contê-lo em sua escola?
Postado em 29 de dezembro de 2014, em Educação



Muito tem se falado sobre bullying no contexto escolar, mas a popularidade do termo é tão grande, que muitas vezes ele não é aplicado da forma correta e seu significado é completamente deturpado.

E você, sabe o que é bullying? Quer descobrir algumas maneiras de identificar e combater esse mal na sua escola? Então continue lendo o nosso artigo!

Como identificar e conter o bullying na sua escola - Gestão Escolar Simplificada

Afinal de contas, o que é bullying?

Em poucas palavras, o bullying é um tipo de violência caracterizada por agressões verbais ou físicas, sempre intencionais e repetitivas, feitas individualmente ou coletivamente contra um colega. O intuito de quem pratica bullying é intimidar, oprimir, subjugar, humilhar e maltratar.

Por aí se tira a dimensão dos impactos negativos que essa prática pode causar no aluno que sofre a prática.

Como identificar o bullying?

O bullying é mais comum nas escolas do que se imagina e por conta disso, em muitos casos ele é camuflado entre as atitudes normais das crianças, dificultando assim a sua identificação e combate. Essa prática comumente decorre da não aceitação das diferenças do outro e acaba produzindo indivíduos retraídos e com baixa autoestima.

Vale destacar que o alvo de bullying se sente acuado e dificilmente consegue reagir. É justamente por isso que os professores, pais e gestores devem ficar atentos aos sinais que quem sofre bullying emite, mesmo que ele não denuncie verbalmente as agressões. Veja a seguir alguns indícios de que está ocorrendo bullying com determinado estudante:

  • No recreio ele nunca participa das brincadeiras com os colegas;

  • É sempre o último a integrar as equipes de trabalho;

  • Fala baixo demais e tem medo de emitir opiniões;

  • Eventualmente ele aparece com marcas visíveis de agressão, como mordida, beliscão ou roupas sujas.

Ficar de olho nesses sinais ajuda a identificar se o bullying está acontecendo, mas outra boa forma de fazer isso é observar a aceitação dos alunos em relação a novatos, estudantes de outras culturas, pessoas com particularidades físicas, etnias e religiões diferentes.

Dicas para combater o bullying

Identificado o bullying na sua escola, é preciso combatê-lo com rigor para garantir a integridade física e emocional dos alunos, além de assegurar a qualidade do aprendizado. Para isso, invista em suporte psicológico, aposte em medidas de integração e conscientização, converse abertamente com os alunos sobre esse mal, estimule a denúncia dos casos, trabalhe a autoestima da garotada, envolva os pais na empreitada de combater o bullying, crie medidas sensatas de correção do praticante de bullying e não negligencie o perigo dessa prática.

Mesmo que praticada por crianças, os estragos podem ser enormes.

Como tratar o praticante de bullying?

Normalmente os educadores tendem a olhar com solidariedade para as vítimas de bullying, enquanto os praticantes são rotulados ou esquecidos. Isso é um erro. A criança que pratica bullying provavelmente também tem problemas emocionais e sua agressividade e intolerância devem ser tratadas com cuidado e carinho. Pense nisso!

E então, agora vai ficar mais fácil descobrir os casos de bullying na sua escola? Você também tem alguma sugestão? Conte para nós através dos comentários!


DiploMaster - Emissão de certificados e históricos escolares da SEEDUC RJ






Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150