ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Como avaliar se minha turma está indo bem?
Postado em 15 de julho de 2014, em Educação



Qualquer processo de ensino-aprendizagem deve ser orientado para os resultados, sendo assim, os métodos avaliativos são extremamente importantes para mensurar o desempenho dos alunos, incluindo suas potencialidades e dificuldades. Vale destacar que através da avaliação, é possível diagnosticar não só os avanços dos educandos, como também as suas limitações em relação ao aprendizado.

Se você, como educador, deseja criar estratégias pedagógicas sólidas e pertinentes, confira a seguir boas maneiras de avaliar se a sua turma está indo bem. A partir disso, você encontrará novos e bons caminhos para otimizar esse processo.

Como avaliar se minha turma está indo bem?

Avalie por meio da observação

Uma avaliação precisa depende diretamente da capacidade que o educador tem de observar o aluno, não apenas em ações pontuais, mas no decorrer de todo o aprendizado.

Cabe dizer que um teste relâmpago, uma apresentação de trabalho ou uma prova tradicional não são suficientes para indicar se um aluno aprendeu ou não. Por isso, é necessário que a avaliação seja feita gradualmente, ao longo de todo o processo, no dia a dia em sala de aula.

Lembre-se também que, diariamente, os alunos enviam sinais aos professores e é preciso ficar atento a eles. Em outras palavras, a melhor avaliação é a avaliação contínua.

Não abra mão da avaliação escrita

Mesmo vivendo tempos modernos na educação, a tradição ainda é muito útil para avaliar o desempenho dos alunos. Embora muitas correntes sejam contra a aplicação de testes e provas escritos, é importante ressaltar que eles são importantes instrumentos de avaliação pedagógica.

Esse tipo de avaliação ajuda os educadores na mensuração dos resultados, identificação do nível de fluência verbal dos alunos e domínio do repertório léxico. Como se não bastasse, as avaliações escritas são reveladoras e apontam quais conteúdos precisam ser mais trabalhados.

Nesse caso, o ideal é que os professorem diversifiquem as avaliações escritas, por meio de metodologias variadas como vestibulinhos, pesquisas, produção de textos, simulados, dentre outros.

Invista em estratégias inovadoras

Os métodos avaliativos precisam ser escolhidos de acordo com a turma e com o objetivo que se tem ao avaliar os alunos. Cabe dizer que nem sempre as avaliações tradicionais funcionarão. E é exatamente por isso que os educadores devem usar metodologias inusitadas de avaliação, como por exemplo, a criação de portfólios, que reúnam as produções dos alunos.

Apresentações orais e artísticas também são boas maneiras de engajar os alunos nas propostas, ao mesmo tempo em que os professores podem avaliar a desenvoltura deles. Diante disso, invista em exposições artísticas, saraus, feiras culturais, seminários, debates, fóruns, apresentações individuais, avaliações gamificadas, etc.

Adote uma postura sensata e humanizada na hora de avaliar

Muitos educadores acabam sendo taxativos e excludentes na hora de avaliar os alunos, encarando quem não obtém boas notas como tecnicamente incapaz. Isso é uma postura totalmente equivocada! Por isso, não se esqueça que avaliar vai muito além das notas e é preciso ser justo e sensato durante a avaliação, procurando entender o desempenho do aluno como um processo e não como um fato isolado.

Desta forma, fuja de rotulações e padronizações! Avalie seus alunos de modo que essa mensuração sirva para melhorar a sua prática pedagógica e não para fadar sua turma ao insucesso.

Com qual dessas dicas você mais se identifica? Conte para a gente nos comentários também como você avalia se a sua turma está indo bem.




Recomendados para você!







Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150