A leitura é uma inesgotável fonte de conhecimento e abre enormes possibilidades de aprendizado. Pensando nisso, fizemos uma lista de livros que todo bom educador deve ler.
Essas obras podem enriquecer a sua prática pedagógica e mudar para sempre a sua forma de encarar e lidar com a educação. Quer saber quais são os títulos que selecionamos?
Em um cenário de limitações e dificuldades, muitas vezes o desencanto predomina na educação e os professores não encontram mais prazer na missão de ensinar.
Essa obra de Chico Alencar e Pablo Gentili surge como uma dose de ânimo, pois questiona o real sentido da atividade docente, discute o “apartheid” educacional e defende a formação ética.
É um livro inspirador!
Este livro de Augusto Cury não é voltado apenas para os pais, mas para educadores de modo geral. Ele fala sobre a nobre e desafiadora missão de ensinar crianças e jovens adolescentes a serem sociáveis, pensadores e felizes.
A obra é gostosa de ler e traz como temas os hábitos dos professores e pais fascinantes, os erros dos educadores e também algumas técnicas pedagógicas para aplicar na educação em casa e em sala de aula.
Esse é mais um livro que merece estar na sua cabeceira! Pedagogia da Autonomia é um clássico de Paulo Freire, um dos maiores nomes da educação brasileira.
A obra defende um ensino mais democrático, baseado na ética, no respeito mútuo e, principalmente, na autonomia do educando.
Além disso, o autor questiona a atuação dos educadores autoritários e conservadores, que não permitem a participação dos estudantes. A leitura vale muito a pena!
A obra escrita por Helena Santos Silva e José Lopes revela que o professor pode sim fazer a diferença na aprendizagem, na realização e no sucesso de seus alunos.
Nesse livro fica evidente que a atuação do professor é determinante no processo educacional, sendo em muitas vezes mais importante do que as metodologias e recursos pedagógicos.
Quem Ama, Educa, do consagrado Içami Tiba, foi lançado há mais de uma década, mas continua atualíssimo. A obra fala sobre educar jovens de uma nova geração marcada pelos apelos da tecnologia e influência dos grupos sociais.
O livro também reforça a importância da estrutura familiar na formação de pessoas competentes, participativas e autônomas. Se você ainda não leu, ainda está em tempo!
Esse é um livro tocante e diferente de Gabriel Chalita, autor que é referência na área educacional.
A obra traça um panorama sobre os rumos da educação e defende que o afeto é um dos principais ingredientes para a quebra de paradigmas e a solução para boa parte das preocupações de pais e professores.
Adquirir conhecimento constante faz com o que o profissional aprimore-se a cada dia mais e, com isso, consiga otimizar sempre seu trabalho.
E você, já leu algum desses livros? Que outros títulos você sugere? Conte pra nós através dos comentários!