ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

Vai assumir a diretoria escolar? Temos 4 dicas de ouro para começar com o pé direito
Postado em 10 de março de 2015, em Educação



Se você está prestes a assumir a diretoria escolar da sua escola, isso significa que você tem muito trabalho pela frente e grandes responsabilidades a cumprir. O diretor é a figura central da escola, a referência que deve se relacionar com a comunidade escolar — que envolve alunos, pais e vizinhança — e também a referência interna, responsável pela gestão de vários aspectos da escola, que vão desde a infraestrutura até ações para melhoria da aprendizagem.

Nesse texto, trouxemos algumas dicas para você que vai iniciar essa nova etapa em sua vida profissional e uma nova etapa na própria escola. Confira com a gente como assumir com o pé direito a diretoria escolar!

Gestão Escolar Simplificada - Vai assumir a diretoria escolar? Temos 4 dicas de ouro para começar com o pé direito

1) Apresente-se a todos os funcionários

O primeiro passo de quem assume a diretoria escolar é se apresentar aos funcionários da escola, buscar conhecer cada um deles e quais as funções que eles realizam. Além disso, você deve se colocar à disposição para recebê-los individualmente e ouvir quais são as suas sugestões de mudanças e aperfeiçoamento em relação à gestão anterior.

Nas conversas individuais, o diretor deve ouvir dos funcionários o que eles gostariam de mudar, quais são as suas sugestões e quais os projetos que funcionaram e deveriam permanecer. Esses diálogos são essenciais para o novo diretor perceber a realidade da escola e se situar em seu projeto político-pedagógico.

2) Apresente-se aos alunos e pais

É interessante que o novo diretor se apresente em cada sala de aula, fazendo um breve discurso a respeito de sua concepção de educação e o que pretende realizar em sua gestão. Os alunos poderão fazer perguntas e propor sugestões.

Desse modo, o novo diretor terá ideia de quais são as demandas mais urgentes e as insatisfações mais recorrentes. Além disso, a nova diretoria escolar deve enviar uma carta aos pais dos alunos para se apresentar e dizer que as portas estão abertas para propostas, conversas e reuniões com a comunidade.

3) Consulta à gestão anterior da diretoria escolar

Essa dica não depende apenas do novo diretor, mas da abertura e solidariedade da gestão anterior para dar as coordenadas e expor como foi a sua experiência. Seria muito interessante se o diretor anterior pudesse contar quais foram os principais problemas enfrentados, o que ele gostaria de ter mudado e não conseguiu e como era a relação da equipe de funcionários.

Caso a gestão anterior realmente não queira diálogo, os docentes e funcionários serão a sua referência para mapear as demandas e os problemas da escola.

4) Estabeleça prioridades

Diante de uma nova diretoria escolar pode ser que os pais, alunos e funcionários tragam uma lista enorme de demandas, reclamações e sugestões. Acolha essas demandas, mas deixe bem claro que as mudanças são lentas e exigem o estabelecimento de uma ordem de prioridades. Respire fundo, seja firme e não se sinta culpado por não poder atender a todos imediatamente. Lembre-se que a prioridade máxima é a aprendizagem dos alunos e a melhoria da qualidade da sala de aula.

Seguindo essas dicas e dando o melhor de si, você iniciará a sua função na diretoria escolar gerando empatia, respeito e admiração, o que tornará o trabalho mais fácil e satisfatório!

Você também tem alguma dica para compartilhar com outros futuros diretores? Escreva através do espaço de comentários!








Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150