Todo ano as escolas se deparam com uma questão fundamental para o planejamento de disciplinas (Português e Literatura, em especial, mas também outras disciplinas que exigem acompanhamento por meio de livros didáticos): como escolher os livros que as turmas da sua escola lerão ao longo do ano?
Essa não é uma tarefa fácil, pois envolve fatores como a complexidade das obras, frequência de atualização, o tempo disponível em cada disciplina, além de um conhecimento prévio que possibilite os alunos a apreciar os livros adequadamente. Para te ajudar nessa difícil empreitada, preparamos algumas dicas essenciais que os gestores de instituições de ensino devem ter em mente. Confira:
Todo livro didático deve fazer parte de um programa maior, de um plano de ensino que vise a uma progressão intelectual de seus alunos. Por essa razão, é imprescindível que o conteúdo seja adequado ao nível dos alunos. Isso significa que para escolher os livros, eles devem apresentar desafios em sala de aula, mas não frustrar o aprendizado por conteúdos muito além do nível das turmas. O equilíbrio é ideal para uma correta progressão educacional para as turmas da sua escola.
Cada vez mais, temos alunos com perfis distintos em nossas redes de ensino. Metodologias antiquadas, baseadas na memorização de conteúdos e mera reprodução de conhecimento, não são mais suficientes para estimular o aprendizado. Tendo em vista o perfil dessa geração Z, ao escolher os livros, busque aqueles que fomentem a curiosidade dos alunos, a autonomia do aprendizado e a contextualização de conteúdos científicos à realidade em que eles vivem.
Qual é a metodologia de ensino utilizada? As turmas da sua escola são grandes, ou pequenas? A preferência é por aulas práticas, ou teóricas? Qual a forma de exposição do conteúdo programático? As respostas para essas e outras perguntas formam a metodologia de ensino de sua escola e devem condizer com o perfil dos livros didáticos adotados.
Livros novos não são, necessariamente, atualizados. O gestor de uma instituição de ensino deve procurar escolher os livros atualizados em seu programa, o que pode ser feito ao mesmo tempo que o planejamento escolar anual. Isso é importante para disciplinas como História, Geografia e Português (Reforma Ortográfica do Português), que necessitam de versões atuais e completas com as mais recentes informações para as turmas da sua escola.
Na hora de escolher os livros dê preferência àqueles com versões para professores. Essa é uma importante ferramenta para o educador em sala de aula, pois orienta atividades, fornece diretrizes e respostas, além de aumentar a produtividade extraclasse desses profissionais.
Procure sempre escolher obras que estimulem o pensamento crítico em seus alunos. Isso não significa que os livros devem seguir uma linha de raciocínio política, ou historiográfica, mas que proponham reflexões pertinentes e assim preparem os discentes para o futuro.
Os autores clássicos da Literatura nacional, como Machado de Assis, Clarice Lispector, João Ubaldo Ribeiro e Euclides da Cunha, assim como suas principais obras, devem ser constantemente revisitados. Essas obras são cobradas em concursos e vestibulares com frequência, por isso precisam ser ao menos familiarizadas pelos alunos de sua escola.
O que achou dessas dicas? Que tal aplicar algumas dessas recomendações ao escolher os livros didáticos em sua escola? Para dúvidas, ou sugestões, deixe aqui seu comentário!