ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

7 dicas para escolher os livros que seus alunos lerão ao longo do ano
Postado em 16 de fevereiro de 2015, em Dicas



Todo ano as escolas se deparam com uma questão fundamental para o planejamento de disciplinas (Português e Literatura, em especial, mas também outras disciplinas que exigem acompanhamento por meio de livros didáticos): como escolher os livros que as turmas da sua escola lerão ao longo do ano?

Essa não é uma tarefa fácil, pois envolve fatores como a complexidade das obras, frequência de atualização, o tempo disponível em cada disciplina, além de um conhecimento prévio que possibilite os alunos a apreciar os livros adequadamente. Para te ajudar nessa difícil empreitada, preparamos algumas dicas essenciais que os gestores de instituições de ensino devem ter em mente. Confira:

7 dicas para escolher os livros que seus alunos lerão ao longo do ano

1) O conteúdo deve ser adequado ao nível dos alunos

Todo livro didático deve fazer parte de um programa maior, de um plano de ensino que vise a uma progressão intelectual de seus alunos. Por essa razão, é imprescindível que o conteúdo seja adequado ao nível dos alunos. Isso significa que para escolher os livros, eles devem apresentar desafios em sala de aula, mas não frustrar o aprendizado por conteúdos muito além do nível das turmas. O equilíbrio é ideal para uma correta progressão educacional para as turmas da sua escola.

2) Atenção às mudanças de perfil dos discentes

Cada vez mais, temos alunos com perfis distintos em nossas redes de ensino. Metodologias antiquadas, baseadas na memorização de conteúdos e mera reprodução de conhecimento, não são mais suficientes para estimular o aprendizado. Tendo em vista o perfil dessa geração Z, ao escolher os livros, busque aqueles que fomentem a curiosidade dos alunos, a autonomia do aprendizado e a contextualização de conteúdos científicos à realidade em que eles vivem.

3) A didática condiz com a metodologia de sua escola?

Qual é a metodologia de ensino utilizada? As turmas da sua escola são grandes, ou pequenas? A preferência é por aulas práticas, ou teóricas? Qual a forma de exposição do conteúdo programático? As respostas para essas e outras perguntas formam a metodologia de ensino de sua escola e devem condizer com o perfil dos livros didáticos adotados.

4) Os livros devem estar atualizados

Livros novos não são, necessariamente, atualizados. O gestor de uma instituição de ensino deve procurar escolher os livros atualizados em seu programa, o que pode ser feito ao mesmo tempo que o planejamento escolar anual. Isso é importante para disciplinas como História, Geografia e Português (Reforma Ortográfica do Português), que necessitam de versões atuais e completas com as mais recentes informações para as turmas da sua escola.

5) Prefira livros que possuam versão de orientação aos professores

Na hora de escolher os livros dê preferência àqueles com versões para professores. Essa é uma importante ferramenta para o educador em sala de aula, pois orienta atividades, fornece diretrizes e respostas, além de aumentar a produtividade extraclasse desses profissionais.

6) Os livros estimulam o pensamento crítico em das turmas da sua escola?

Procure sempre escolher obras que estimulem o pensamento crítico em seus alunos. Isso não significa que os livros devem seguir uma linha de raciocínio política, ou historiográfica, mas que proponham reflexões pertinentes e assim preparem os discentes para o futuro.

7) Revisite os clássicos da Literatura nacional

Os autores clássicos da Literatura nacional, como Machado de Assis, Clarice Lispector, João Ubaldo Ribeiro e Euclides da Cunha, assim como suas principais obras, devem ser constantemente revisitados. Essas obras são cobradas em concursos e vestibulares com frequência, por isso precisam ser ao menos familiarizadas pelos alunos de sua escola.

O que achou dessas dicas? Que tal aplicar algumas dessas recomendações ao escolher os livros didáticos em sua escola? Para dúvidas, ou sugestões, deixe aqui seu comentário!


DiploMaster - Emissão de certificados e históricos escolares da SEEDUC RJ






Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150