ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

6 jogos para complementar o aprendizado dos alunos
Postado em 7 de outubro de 2014, em Dicas



Nem só de atividades convencionais sobrevive a educação! Isso mesmo: as escolas e os professores precisam investir em metodologias e ferramentas inovadoras para chamar a atenção dos alunos, aumentar a motivação, melhorar a disciplina e também o nível de retenção do conteúdo. Nesse sentido, os jogos podem se transformar em grandes aliados do ensino-aprendizagem, indo muito além de mera diversão.

Os jogos extrapolam a esfera do entretenimento e se constituem como ferramentas poderosas na educação, uma vez que através da ludicidade e diversão, eles potencializam o aprendizado, aumentam o engajamento de crianças e adolescentes na proposta pedagógica, melhoram a autoconfiança dos educandos e, para completar, contribuem efetivamente no desenvolvimento do raciocínio lógico. Dessa maneira esta alternativa contribui para que os alunos pensem de forma coerente e rápida para superar desafios e solucionar problemas.

Quando aliados a outras práticas, os jogos podem complementar a aprendizagem e ajudar diretamente no alcance de bons resultados. Quer conhecer alguns games que podem complementar o aprendizado dos alunos na sua escola?

6 jogos para complementar o aprendizado dos alunos

Memória Visual

Jogo da Memória - 6 jogos para complementar o aprendizado dos alunos - Gestão Escolar SimplificadaOs famosos jogos de Memória Visual podem ser jogados através de cartas ou lâminas, mas também há boas versões virtuais. Trata-se de um jogo simples, que consiste em encontrar pares de figuras com as imagens viradas para baixo. À medida que as cartas vão sendo reveladas, os jogadores ganham a possibilidade de memorizar a localização.

Isso ajuda a desenvolver a memória, capacidade que pode ser muito útil no aprendizado dos alunos, sobretudo, no que diz respeito à retenção dos conteúdos. Vale destacar que estudantes com uma boa memória tendem a se sair melhor em avaliações.


MASTER MIND

Master Mind - 6 jogos para complementar o aprendizado dos alunos - Gestão Escolar SimplificadaEsse jogo é muito divertido e estimulante, além de contribuir no desenvolvimento da agilidade. O objetivo proposto pelo Master Mind é descobrir uma combinação de cores que é aleatoriamente determinada pelo computador.

Vale ressaltar que, além de poder ser jogado pelo computador, o Master Mind se apresenta na forma de tabuleiros de madeira.


DOMINÓ

Dominó - 6 jogos para complementar o aprendizado dos alunos - Gestão Escolar SimplificadaEsse é um jogo clássico e se configura como uma ótima ferramenta para aprender matemática.

O dominó é um jogo com regras bem simples e, até mesmo crianças bem pequenas podem entrar em contato com os números e aprender a desenvolver estratégias para solucionar desafios por meio desse game tradicional.


SUDOKU

Sudoku - 6 jogos para complementar o aprendizado dos alunos - Gestão Escolar SimplificadaO Sudoku é um jogo que ajuda — e muito — no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Ele é um game cuja proposta é criar e aplicar múltiplas estratégias para completar todos os números que faltam em uma tabela 9×9.

O Sudoku treina o cérebro e é capaz de fazer os estudantes se familiarizarem com os números. Atualmente ele é encontrado em forma de tabuleiro, impresso, online, dentre outros.


DAMA

Dama - 6 jogos para complementar o aprendizado dos alunos - Gestão Escolar SimplificadaO jogo de dama possui natureza recreativa, mas também pode ser muito proveitoso no ensino-aprendizagem, pois faz com que as crianças e adolescentes pensem bem antes de realizarem as jogadas.

Em outras palavras, a dama estimula as funções cognitivas dos estudantes, além de promover a interação com outros alunos.


XADREZ

Xadrez - 6 jogos para complementar o aprendizado dos alunos - Gestão Escolar SimplificadaEm muitas escolas já existem aulas formais de xadrez e até campeonatos. E não é difícil entender o porquê dessa inserção na grade, já que este jogo milenar estimula a capacidade estratégica e a agilidade mental.

O xadrez é jogado em um tabuleiro com 32 peças e 64 casas. Entre reis, rainhas, bispos, torres, cavalos e peões, os jogadores precisam estabelecer estratégias para vencer, baseando-se no posicionamento do tabuleiro e também no valor das peças.

E você, já usa algum desses jogos na sua escola? Caso a sua instituição não disponha de jogos de tabuleiros, mas conte com computadores, invista nos jogos online! Só não se esqueça de fazer isso de forma planejada e contextualizada, para que a estratégia seja eficiente! Se você ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão, deixe o seu comentário!








Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150