ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

5 contribuições da secretaria à gestão da escola
Postado em 4 de setembro de 2014, em Dicas



A secretaria possui várias atribuições que são fundamentais para o funcionamento de uma escola. Juntamente à direção e à supervisão pedagógica, atua para fazer a instituição cumprir com a sua função educadora, prestando serviços que garantem apoio técnico e administrativo.

Você tem dúvidas quanto ao papel da secretaria na gestão escolar? Nós esclarecemos por meio das 5 contribuições a seguir!

5 contribuições da secretaria à gestão da escola

1) Otimizar a rotina da escola de forma organizada

Ao manter os arquivos dos corpos docente e discente, a secretaria funciona como um centro de informações. Esses arquivos são fundamentais para o cotidiano escolar! A secretaria mantém, por exemplo, registros de matrícula, listagem de alunos, livro de ponto dos funcionários e comunicados internos.

Portanto, ela possui função importantíssima, pois planeja, coordena e executa trabalhos administrativos. Sem isso, a escola estaria gravemente desorganizada. Por meio desse trabalho, o dia a dia de todos do ambiente escolar pode funcionar de modo mais harmônico e seguro.

2) Garantir o cumprimento da legislação

A gestão de uma escola deve estar submetida à legislação. As definições e os parâmetros internos devem seguir o que é definido pelas normas escolares para que tudo funcione dentro das leis. Consegue pensar em quem seria o responsável por garantir o cumprimento dessas premissas? Isso mesmo, novamente, a secretaria.

São os funcionários do setor que devem estar por dentro da legislação e saber como interpretar questões, muitas vezes, complicadas. Além disso, devem definir, por exemplo, atos e metas obrigatórias para a escola. Dessa forma, a secretária tem, novamente, uma contribuição essencial para a escola, garantindo que a instituição permaneça de portas abertas!

3) Enriquecer o planejamento pedagógico

Informação é poder e, pela quantidade de arquivos a que tem acesso, a secretaria é essencial para a gestão escolar. Por meio de seu trabalho é possível acessar dados sociais, familiares e de aprendizagem dos estudantes, o que é uma das fontes para se conhecer o corpo discente e traçar metas pedagógicas.

A partir dos dados e das informações, juntamente com um olhar atento sobre a comunidade escolar, a secretaria pode interpretar os sujeitos e as situações, sendo possível trabalhar diretamente com outro órgão fundamental da escola: a direção. Os funcionários são capazes de participar de reuniões pedagógicas para discutir estratégias baseadas nas informações arquivadas. Assim, estabelecem uma parceria fundamental, auxiliando o seu trabalho por meio do repasse de dados como, por exemplo, a frequência escolar.

4) Comunicação e atendimento eficientes

Para que a gestão de qualquer instituição funcione de maneira plena, é necessário que haja um canal de comunicação interno e externo. A secretaria permite isso: com alunos, professores, funcionários e pais. Quando alguém da comunidade escolar precisa resolver algum problema, logo pensa na diretora ou secretaria, afinal de contas, são centrais de informações onde se concentra um material valioso.

Diretores, professores e pais acabam entrando em contato com a secretaria, que está pronta para fornecer o que for necessário. E os alunos, também. Até mesmo os egressos, quando vão se matricular em uma faculdade, por exemplo, recorrem à secretaria para pedir seu histórico escolar — que será indispensável em diversas situações futuras. Desse modo, a administração escolar é potencializada pelo correto fluxo comunicativo, que permite que as informações corretas cheguem a quem precise.

5) Conservação da história

Toda instituição tem uma história. A secretaria é a responsável pela manutenção da memória da escola aos alunos, professores e funcionários. Ao guardar arquivos dos participantes do cenário escolar, a secretaria garante que uma história importante não se perca, estando sempre à disposição de gerações futuras.

Como você avalia a secretaria da sua escola? Ela contribui com alguma dessas ações no dia a dia escolar? Faça um comentário abaixo e não deixe de compartilhar o artigo com os seus colegas de trabalho!








Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150