Ao contrário do que muitos pensam, a rotina de uma secretária escolar não se restringe a receber telefonemas, agendar reuniões e atender os pais dos alunos. A secretária é um dos pilares da instituição educacional, até mesmo porque, essa profissional se relaciona com os alunos, pais, gestores, professores e outros funcionários, agilizando questões burocráticas e operacionais, a fim de garantir a fluidez, organização e eficiência em todos os processos escolares.
Diante de uma função tão importante, é indispensável que as secretárias escolares avaliem o próprio desempenho e mensurem seus resultados à frente desse posto, pois a autoavaliação é um dos fatores essenciais para que as profissionais se aperfeiçoem e cresçam na área do secretariado. Quer saber como fazer para se autoavaliar? Então continue lendo o nosso artigo!
Procure avaliar se o seu dia está rendendo e se você tem sido uma secretária produtiva.
Coloque na ponta do lápis quantos atendimentos presenciais, telefônicos e virtuais foram feitos, veja se você está conseguindo cumprir a sua lista de atribuições diárias, analise quanto tempo você tem gasto em atividades simples.
Tudo isso vai permitir que você identifique pontos onde está falhando e desenvolva estratégias para melhorar como profissional.
Como andam os seus arquivos? E a área de trabalho, está arrumada? Você encontra o que procura com facilidade? Os documentos como boletins e certificados estão em ordem?
Esses fatores devem ser avaliados por toda secretária escolar, afinal, um dos requisitos que toda secretária deve cumprir é justamente a organização.
Outra boa forma de avaliar o seu desempenho como secretária é analisar se a comunidade escolar (gestores, pais, alunos, colegas de trabalho) estão satisfeitos com o seu trabalho.
Mensurar esse dado é possível através do índice de reclamações — e também de elogios! — a seu respeito. A necessidade de refazer trabalhos também pode apontar que algo não vai tão bem na sua performance.
Crie protocolos para os atendimentos, estabeleça um tempo limite para cada tarefa e padronize os processos.
Isso vai servir de base para avaliar se o seu trabalho está seguindo um padrão de qualidade e se os resultados estão sendo satisfatórios.
Você não precisa medir tudo, mas monitorar o desempenho de forma contínua é importante para qualquer profissional.
Acompanhe as reuniões, tenha o hábito de formalizar as instruções e decisões por escrito. Assim você pode conferir se os resultados estão sendo alcançados.
Estipule metas e aprenda a fazer checklists para facilitar o gerenciamento das tarefas e também a sua autoavaliação.
Tenha uma visão clara da sua própria função e uma visão macro da escola.
Participe de palestras, workshops, programas de atualização e cursos na área. Novos aprendizados podem ampliar a sua capacidade de autoavaliação e autocrítica.
E então, você já utiliza essas dicas para medir o seu desempenho como secretária escolar? Se ainda não, coloque-as em prática, faça a uma autoavaliação contínua e sensata do seu trabalho e aumente as suas chances de crescer profissionalmente!
Se você ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário!