ebook Gestão Escolar Simplificada
eBook Gestão Escolar Simplificada
Baixe agora este guia definitivo e gratuito
para melhorar a gestão e o dia-a-dia em sua escola.

Confirmar download do ebook Gestão Escolar Simplificada
Receba imediatamente o ebook em seu email!

7 dicas para gerenciar reuniões escolares
Postado em 22 de janeiro de 2015, em Boas Práticas



Em uma reunião, tempo vale ouro. Daí a necessidade de gerenciar as reuniões para torná-las mais produtivas e proveitosas.

Muitas vezes, a falta de uma gestão eficiente nas reuniões escolares pode comprometer o desempenho dos professores, além de tornar o encontro vazio de significado.

Se você está cansado das reuniões desorganizadas e que nunca chegam a lugar algum, confira as nossas dicas para gerenciar as reuniões na sua escola e acabar de vez com esse tipo de problema!

7 dicas para gerenciar reuniões escolares - Gestão Escolar Simplificada

1) Agende com antecedência

Todos possuem compromissos extraprofissionais, justamente por conta disso é crucial que a reunião seja marcada com antecedência para que os colaboradores tenham tempo para se programar.

Comunique sobre a reunião verbalmente, mas formalize o convite por e-mail, circular escrita e convocação no mural de recados. Peça a ajuda da secretária para avisar a todos os participantes.

2) Defina uma pauta previamente

A reunião escolar deve ter fins específicos e as pautas precisam ser definidas com antecedência para otimizar o tempo e tornar o encontro mais proveitoso. Se não houver uma pauta pré-estabelecida, muitos assuntos serão abordados e nada será resolvido.

Por exemplo, se o encontro tiver sido agendado no intuito de falar sobre o desempenho dos alunos ou as novas metodologias a serem utilizadas, não há porque trazer à tona a organização da confraternização de pais e mestres.

Vale destacar que a pauta da reunião deve ser comunicada a todos os participantes.

3) Estabeleça prioridades

O planejamento das suas reuniões escolares deve levar em consideração as prioridades a serem discutidas.

Em primeiro lugar sempre devem estar as questões emergenciais. Sendo assim, defina claramente as metas, despache as urgências burocráticas e não deixe de tratar o essencial.

Isso é fundamental para o bom gerenciamento das reuniões na escola!

4) Comece a reunião pontualmente

Para serem produtivas, o ideal é que as reuniões durem pouco tempo. Mas se nesse tempo curto houver atraso para iniciar, dificilmente as resoluções serão tomadas.

Em uma reunião prevista para durar uma hora, é inadmissível que haja um atraso de 15 minutos. Isso fará com que o gestor acelere sua fala, tenha que pular questões importantes ou prolongar o encontro, comprometendo assim a rotina de compromissos de todos os presentes.

Em respeito a todos que se programaram para estar na reunião pontualmente, comece na hora marcada e evite atropelos e transtornos.

Certamente a reunião vai fluir melhor!

5) Administre o tempo

São tantas as questões a serem resolvidas e a tendência é que o tempo de reunião passe voando. Para tornar esse período produtivo e não deixar nenhuma questão para trás, faça um roteiro do que será dito, administre o tempo e sugira que os participantes anotem as dúvidas e sugestões pertinentes para serem abordadas em determinado momento da reunião.

É importantíssimo ouvir a opinião dos colaboradores, mas parar toda hora torna o encontro improdutivo. Nesse sentido, é indispensável que o gestor medie as discussões, controle os debates e intervenha toda vez que algum assunto estiver tomando um tempo excessivo da reunião.

6) Encontre soluções

Não deixe perguntas sem respostas e, à medida que o grupo for propondo resoluções, delegue tarefas e designe responsabilidades aos próprios participantes da reunião.

Assim as decisões deixarão o plano da teoria e entrarão na esfera da prática.

7) Encerre a reunião devidamente

Quando o horário previsto para o término se aproximar, encaminhe a reunião para o final, encerrando-a da maneira devida. Faça as últimas considerações, recapitule o que foi dito, leia as definições da ata, despeça-se e agradeça pela participação de todos.

E aí, depois das nossas dicas vai ficar mais fácil gerenciar as suas reuniões escolares? Se você também tem alguma dica compartilhe através dos comentários!



DiploMaster - Emissão de certificados e históricos escolares da SEEDUC RJ






Ajuda / FAQ
Blog
Missão, Visão e Valores
Política de Privacidade
Fale conosco através do telefone (24) 2255 5209 ou pelo contato@diplomaster.com !
Suporte por telefone de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Curta nossa página no Facebook     Rua XV de Novembro, 171 - Centro - Três Rios/RJ - CEP 25802-150