Uma escola é feita de sua estrutura física, com carteiras, computadores, bibliotecas, cantinas e pátio. Porém, o que há de mais valoroso são os alunos, os professores e os funcionários.
A partir daí já podemos ver como a gestão escolar é desafiadora, pois é preciso saber administrar recursos materiais, resolver problemas de manutenção, organizar arquivos e, claro, educar os estudantes!
Por isso, esse é um trabalho que envolve, principalmente, pedagogia e administração, duas áreas muito diferentes, mas que, se aliadas de maneira harmônica, darão bons resultados.
Contudo, não existem fórmulas mágicas para gerir uma instituição escolar. É um trabalho que demanda um esforço diário, e os resultados não vêm sem dedicação. Nesse sentido, alguns passos básicos são fundamentais para que você faça uma gestão excelente. Então, anote nossas dicas. Afinal, assim como os alunos, os educadores também têm sempre mais a aprender, certo?
Consertar o avião no meio do voo é complicado, certo? Da mesma forma, iniciar o ano escolar sem um plano pode acarretar um desastre. Por isso, é preciso montar um bom planejamento escolar, com metas, objetivos e estratégias bem definidas – a curto, médio e longo prazo.
E isso vale tanto para o setor pedagógico quanto para o orçamental e de recursos humanos. É claro que imprevistos acontecerão, mas o importante é que você esteja preparado para isso. Lembre-se que o mais importante é manter-se fiel àquilo que havia sido definido lá no começo e não perder o foco.
Praticamente todas as instituições, sejam escolares ou não, fazem uso da tecnologia – e se ainda não o fazem, precisam fazer já! Cabe ressaltar que uma gestão escolar informatizada fará muita diferença na qualidade dos serviços educacionais.
Utilizar computadores para o registro acadêmico dos alunos e emissão de certificados, por exemplo, facilitará a organização. Da mesma forma, utilizar programas gratuitos para controlar os livros da biblioteca também é bastante prático, mantendo a organização e o controle.
Faça uma planilha de gastos mensais e mantenha-a sempre atualizada. Saber para onde está indo o dinheiro proporcionará uma visão geral sobre a situação financeira da sua escola e ajudará a definir os cortes necessários. A tecnologia entra aí de novo e mesmo uma planilha no Excel pode ser suficiente para isso.
Contamos neste artigo os 5 segredos da gestão financeira escolar.
Lembre-se que você não está sozinho e, portanto, sua gestão escolar deve ser participativa e democrática. Por isso, convoque toda a comunidade escolar: professores, pais, funcionários e até mesmo os alunos. Cada um deles terá uma visão diferente sobre o processo educacional e os problemas da escola, e poderão contribuir para apontar soluções.
Esteja sempre em dia com a manutenção do patrimônio escolar. Se há uma carteira quebrada, uma parede descascando ou um quadro descolando, resolva o problema o quanto antes. Além de deixar o ambiente melhor para todos, você evitará gastos maiores em consertos futuros.
Saiba lidar com a burocracia, gerir os recursos e conheça as leis. Contudo, não se esqueça que o mais importante é a aprendizagem dos alunos. Para isso, esteja sempre próximo a eles, procurando aprender cada dia mais sobre educação e ensino.
Aproveite nossas dicas e melhore ainda mais sua gestão. Isso será um ponto de partida para você pensar novas práticas. Por isso, adapte-as para a sua realidade e chame a comunidade para ajudar! Se você tem outras dicas para complementar nossa lista, deixe-as nos comentários. E continue acompanhando nosso blog para mais dicas de gestão escolar.